Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A importância do autocontrole para conquistar o peso ideal


Oi morecos...

Bem vindo aos novos amiguinhos...
Essa semana estou tento muitos pensamentos sabotadores e isso tá me deixando agoniada. rs
Graças a deus desde que comecei a dieta até agora não enfiei o pé na jaca, mas na real é dificil demais ser comportadinha...kkk Por isso li uma matéria bem legal e vim compartilhar com vcs, pq sei que o autocontrole é um grande desafio para maioria de nós!!!
Espero que curtam, pq graças a deus afastou meus pensamentos sabotadores!!!
Beijãooooo


A importância do autocontrole para conquistar o peso ideal

     Um cardápio balanceado e exercícios físicos bastam para perder peso, certo? Errado! Manter o autocontrole é fundamental! Não saber dizer não àquele pão de batata no café da manhã ou à fatia extra de bolo na festinha pode fazer toda a diferença na balança. A disciplina e o planejamento ajudam - e muito - na conquista do peso ideal!

       Quem vê de fora certamente pensará que você não está levando a dieta a sério, mas a questão não é essa. Seu problema é a falta de autocontrole. A situação ilustrada aqui retrata a batalha entre recusar algo que causa prazer imediato em prol de um bem maior, neste caso, emagrecer. Mas por que é tão difícil dizer não? "Porque somos fortemente influenciados pelos estímulos do ambiente e nós sistematicamente ignoramos isso. A maioria das pessoas que pretende mudar seus hábitos alimentares pensa mais em 'resistir às tentações' do que mudar a lista de compras.

A arte de dizer não
   Para obter sucesso no autocontrole é necessário planejamento. "O autocontrole é alimentado pelos objetivos a serem atingidos e por estratégias adequadas, traçadas para alcançá-los. É importante que nos mantenhamos firmes nesse projeto para chegar onde queremos. A capacidade que temos de suportar ou superar os aspectos desagradáveis desse caminho é chamada resiliência", diz.
         Certo, mas isso é algo que já nasce com a gente ou que podemos aprender a ter? "Ambas as coisas. É provável que algumas pessoas tenham, inerentemente, maior capacidade de se autocontrolar, mas o treinamento constante resulta em melhor desempenho", garante. Se você é daquelas que cedem facilmente às tentações, continue lendo esta reportagem e conheça os dez passos que a ajudarão a parar de sabotar sua dieta!

Os 10 mandamentos para não sabotar a dieta

1. Faça da disciplina sua melhor amiga!
Com o objetivo em mente e o planejamento traçado é hora de segui-lo à risca. Por isso, ter uma disciplina quase que militar é fundamental para que o ponteiro da balança comece a descer. "Ela nos ajuda a manter o planejamento em foco, a seguir de modo adequado as estratégias previamente determinadas e, principalmente, a verificar de modo objetivo se elas estão sendo úteis. Em caso negativo, é ela também que nos ajuda a criar outras estratégias para serem testadas, no caso de as anteriores serem falhas",

2. Trace de forma clara o seu objetivo

Quanto mais focada for a sua meta, mais fácil será planejá-la e alcançá-la. No caso da perda de peso, é importante balancear a quantidade de calorias ingeridas, distribui-las ao longo do dia e escolher os alimentos mais saudáveis entre aqueles que você mais gosta. Só assim você poderá programar o menu da semana, levando em consideração seus horários e orçamento.

3. Saia do piloto automático
Muitas vezes nós comemos não por fome, mas por associação e condicionamento. Quer um exemplo? Pense em quantas vezes você foi ao cinema após estar bem alimentada, mas não dispensou aquele balde de pipoca regada a manteiga e, por tabela, bebeu um copo com um litro de refrigerante.  "Não coma exercendo qualquer atividade que desfoque a atenção do ato de comer já que isso faz que se coma mais do que se deseja e mais rápido do que o cérebro pode sinalizar a saciedade".

4. Vença a preguiça e planeje a semana
A maioria de nós almoça fora de casa e, por isso, é importante conhecer todas as opções de restaurantes que circundam o escritório, a fim de munir-se contra possíveis ciladas, muitas vezes causadas (mesmo que inconscientemente) por nós mesmas. Planejamento é a palavra de ordem! Antecipar-se às situações e planejar é mais eficaz do que ficar passando vontade e fazendo esforço para não sucumbir às tentações.
É muito difícil conciliar cinco refeições diárias, com alimentos saudáveis e totalizando um número de calorias adequadas sem planejamento prévio. Porém, quando se disponibiliza um tempo para pensar em cada refeição, em quais lugares perto do trabalho têm as opções que são compatíveis com o seu objetivo e que tipo de alimentos colocar no prato, a prática fica mais natural. E, caso não tenha boas opções perto do trabalho, vale preparar uma marmita bem nutritiva e levar. Só não vale dizer que consome "porcarias" por falta de opção, ok?!

5. Não erre na dose!
Sim, o autocontrole é parte fundamental para que você tenha sucesso na dieta, porém exagerar na dose também pode trazer problemas. "Nutrição, prazer e interação social são partes importantes da nossa alimentação. Não faz sentido abdicar de qualquer um desses fatores na hora de planejar o cardápio. Algumas pessoas não percebem que os exageros nas restrições também podem causar doenças", 

6. Confronte as tentações
Ter os armários recheados de doces e salgadinhos certamente fará que você devore tudo em um momento de impulso ou fraqueza. "Mudar a lista de compras do supermercado, buscar novas receitas (menos calóricas, com alimentos mais saudáveis e que usem menos óleo) e mudar os lugares que frequenta é essencial. Se alguém em casa tem o costume de comer doces, que faça isso em outro lugar em vez de sabotar o planejamento dos demais",

7. Não tenha pressa
O emagrecimento saudável e efetivo requer tempo e os resultados não aparecem da noite para o dia. "Normalmente, as pessoas não perseveram na estratégia o tempo su iciente para ver os resultados. Mas a ideia é exatamente mudar estruturalmente os hábitos, para evitar o efeito sanfona.

8. Não se prive totalmente das coisas que gosta
Depois de ter conquistado disciplina e estar há um tempo fazendo dieta, com suas estratégias e metas muito bem alicerçadas, você pode dar-se ao luxo de abrir uma exceção e comer algo que goste muito. E pode usar isso até como um trunfo a seu favor. "Se eu entendo o que me motiva, o que me dá prazer e de que forma eu respondo aos estímulos do ambiente, eu posso 'brincar' com isso. Por exemplo, brigadeiro é gostoso, mas também é muito calórico. Então eu posso estabelecer um brigadeiro de uma doceria que eu gosto muito como um prêmio por ter feito exercícios todos os dias de uma determinada semana.

9. Não estabeleça metas difíceis de alcançar
É comprovado que resultados positivos no início da dieta tendem a fazer que a pessoa se anime e tenha um incentivo para continuar em seu propósito e chegar ao objetivo almejado. Sendo assim, é importante que você não estipule etapas que sejam difíceis de serem alcançadas, para não desanimar. Se você está 20 quilos acima de seu peso ideal, estipula uma perda de 10 quilos em um mês e, ao pesar-se, percebe que não chegou nem perto disso, há uma tendência de achar que a dieta não está funcionando.
"É importante estabelecer metas pequenas e sequenciadas, que exijam pouco esforço para realizar, que sejam fáceis de mensurar e que a empurrem para a meta seguinte, como, por exemplo, perder pouco peso por semana, mas de modo constante. É mais fácil subir uma escada de degrau em degrau do que a cada três. Você pode até chegar mais rápido, mas estará cansado e suado, sem poder desfrutar direito do triunfo",

10. Cuidado com escapadas no final de semana
É durante o sábado e o domingo que a dieta tende a ir por água abaixo. Sair da rotina alimentar saudável durante o fim de semana pode fazer que você perca o ritmo e acabe sabotando o cardápio durante a semana. "Vários estudos têm apontado para isso. No entanto, a questão desse impacto é individual: algumas pessoas saem com maior ou menor moderação, mas retornam adequadamente ao esquema anterior. Outras, ao saírem, não conseguem retornar tão facilmente e o impacto será a dificuldade da volta. Assim, a avaliação deve ser individual, e só depois dela é que o esquema mais adequado será decidido”,
Calma, ninguém está dizendo que é para você privar-se da vida social, basta que você tome algumas precauções antes de sair de casa. O psiquiatra dá algumas dicas de como enfrentar "situações calóricas": "Não vá a restaurantes, festas e afins com fome. Alimente-se em casa, de modo compatível com seus objetivos, e só então vá ao evento. Assim, você consegue comer bem menos! Consuma pouca ou nenhuma bebida alcoólica. O álcool relaxa o seu autocontrole e isso, provavelmente, fará que você coma mais".

 http://corpoacorpo.uol.com.br//dieta/nutricao/descubra-a-importancia-do-autocontrole-para-conquistar-o-peso-ideal/2425/1

25 comentários:

  1. Oii Ju! Nossa, que matéria maravilhosa amiga! ADOREI! E ela fala tudo mesmo né? Gostei muito da parte de não se privar do que gosta e saber controlar e até brincar com isso! Muuuito legal!


    Beeeijos flor,
    www.segredosdacah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post. Realmente temos que planejar, graças a Deus estou conseguindo. de fim de semana vou a feira aee ja separo td o que vou comer de frutas legumes e verduras durante a semana. de manha preparo meu chá, lanche e frutas p comer no trabalho.

    Meu maior problema era salgados lanches e refri... a qze 1 mes que n tom nd...

    Força!! Não se prive das coisas só tome cuidado para não exagerar... se faz atividade fisica, e acha que exagerou?caminhe mais corra mais, compense nisso. Sempre tenha na bolsa, barrinhas de cereais e uma garrafinha de agua, ajuda muito viw!!


    Beijos
    Bruna

    ResponderExcluir
  3. Ju ta muito bom o post, obrigada pelo carinho la no blog, meu problema é principalmente o fds e eu tiro meu chapeu p voce que nao jacou nenhuma vez :)

    http://debemcomnossoespelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, se nós colocarmos em pratica os 10 mandamentos nossa RA será muito mais fácil.

    ResponderExcluir
  5. Ju, que matéria ótima, menina! Eu me "encaixei" em várias dessas situações, mas uma coisa me chamou mais atenção: mudar a lista de compras no supermercado! Amiga do céu, eu realmente não tinha me dado conta desse detalhe importante. Lá em casa compro coisinhas saudáveis e tal, mas sempre colocamos no carrinho do supermercado as tentações pensando assim: "ah, é só pra quando der vontade"; só que aí é que mora o perigo. Cada vez que abro a dispensa e vejo as guloseimas, acabo não resistindo. É, realmente o auto-controle faz toda diferença né. Obrigada pela ótima matérias, dicas excelentes!

    Ah e não esqueça de entrar no grupo do facebook, heim! É só me adicionar, que eu incluo vc lá! Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  6. Se não fosse os fds, meus dias seriam perfeitos.
    Ótima matéria, sempre é bom uma motivação para nos mantermos no foco.
    Muito bom este Blog, viu?!
    Tenha uma semana iluminada!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. ai Ju como é dificil não? Pra mim está dificil demais esta semana... preciso de uma injeção de ânimo para não sabotar a mim mesma..... um beijo linda!

    ResponderExcluir
  8. Ju, adorei o texto, ate salvei para ler novamente, sou muito descontrolada, hehe, bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ju
    Vim retribuir a tua visita, conhecer o teu cantinho e te seguir, para que daqui pra frente, a gente se ajude nessa, nada fácil, caminhada em busca de um corpo saudável!

    beijos e estamos juntas!

    ResponderExcluir
  10. que bom que nao enfiou o pé na jaca.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Esse texto merece ser salvo!

    Continue resistindo! Se lembre onde vc quer chegar. Todo o esforço vai valer a pena. Tô com vc!!

    Beijos

    Valber

    ResponderExcluir
  12. Oi JU... amei a matéria, meu maior problema são os finais de semana... Adorei saber tb q desde q começou a RA nunca jacou! Bjks

    ResponderExcluir
  13. Que interessante essa matéria! Ultimamente estou conseguindo dizer NÃO a muitas coisas, sempre me oferecem algo calórico e de verdade não sei o que está acontecendo que eu nem penso 2 vezes é NÃO na lata..rs
    Desejo todo sucesso na sua RA, vc vai conseguir fazer tudo certinho..força!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  14. Adorei seu post
    Realmente esse pensamentos sabotadores
    podem destruir em minutos o que levamos a semana para conseguir
    um beijo

    ResponderExcluir
  15. Nossa.. teve dois que foram a minha cara... O de não errar na dose, e traçar metas dificeis de serem alcançadas..
    tenho que me policiar com isso!
    obrigada amiga!

    ResponderExcluir
  16. Dicas campeãs, as vezes parece quase impossível de seguir mas temos que ter disciplina ou não chegaremos a lugar algum... aff!
    Beijos, obrigada pela partilha do assunto!

    ResponderExcluir
  17. Ju, que texto maravilhoso!!!
    Uma super ajuda quando estamos prestes a jacar!!
    Já salvei em minha pasta e vou imprimi-lo para
    sempre ter por perto e para me afastar das tentações!
    Bjos Gih♥

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju!!
    é claro q pode contar comigo,estou sempre disposta a ajudar,acho q isso de certa forma de ajuda tb.
    O seu post é maravilhoso,muitas meninas não conseguem ainda se controlar,e acabam jogando fora no fim de semana todo um trabalho feito na semana toda!!
    Bjo!!

    ResponderExcluir
  19. ai juuu escapei muito hj! sério, comi demais! agora to indo lá fazer uma horinha de esteira né, mas to tão cansada e num desanimo... aposto q engordei um quilo hj. é horrivel qnd isso acontece né? quero emagreceeeer! beijos

    ResponderExcluir
  20. ai juuu escapei muito hj! sério, comi demais! agora to indo lá fazer uma horinha de esteira né, mas to tão cansada e num desanimo... aposto q engordei um quilo hj. é horrivel qnd isso acontece né? quero emagreceeeer! beijos

    ResponderExcluir
  21. Ai amiga.. excelente post!!! Maravilhoso!

    O BEIJO!

    ResponderExcluir
  22. Juju, minha linda, tenho muito orgulho de vc, por não ter jacado... Realmente, resistir aos malditos sabotadores não é nada fácil!

    Um abraço de ursa!

    http://alutadeduducha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. ei!
    adorei o texto!!!! mto legal e verdadeiro!
    bjos

    ResponderExcluir
  24. que bom que vcs gostaram da matéria. xero

    ResponderExcluir
  25. É mesmo difícil resistir as tentações né? Quando saio do trabalho tenho vontade de comer de tudo um pouco ou de tudo um tudo rsrs
    Mas vamos reaprendo né?
    Beijos

    ResponderExcluir

Conto com o apoio de vcs!!!