Páginas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Engordei ou estou inchada??

Olá divas,

Achei essa máteria bem legal... tirou muitas dúvidas minhas sobre o bendito inchaço... Espero que gostem. xero!


De uma hora para outra, o ponteiro da balança sobe e o jeans simplesmente não fecha, ainda que você continue firme e forte na dieta. Calma lá: esse peso extra pode ser água e não gordura (ufa!). Antes de perder o sono, esclareça
suas dúvidas sobre a retenção de líquidos e adote os hábitos certos para reduzir o mal-estar

Por que isso acontece?
Não há humor que resista. Você faz a sua parte, ficando de olho na alimentação e na atividade física, e quando chega a hora de subir na balança, vê que está mais pesada. Se a surpresa vem acompanhada de barriga inflada, pés e pernas pesadas e aquela sensação de corpo inchado, bingo! Você deve estar retendo líquido.

O problema pode ter várias causas. “O edema (ou inchaço) normalmente é resultado da oscilação hormonal ou da alimentação desequilibrada”, explica o endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo. “Mas também pode indicar problemas renais, cardíacos ou uma disfunção da tireoide, que atrapalham a diurese”, completa. Ou seja, o mais importante é entender o seu corpo para identificar quando o inchaço merece ser investigado. A boa notícia é que, na maioria das vezes, ele não é motivo de preocupação, e pode ser aliviado – e até evitado – com mudanças simples de hábitos. 

P -  Por que fico inchada na TPM?
R -  “Porque nessa fase acontece uma alteração nos níveis de estrogênio e progesterona, hormônios femininos que, quando em alta, tendem a reter líquidos no corpo e difi cultar a eliminação”, explica a endocrinologista Amanda Athayde, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Por isso é que você sente os seios pesados e doloridos e a barriga inchada nesse período. A médica avisa que, nas duas semanas que antecedem a menstruação, é normal a balança acusar em média 2 quilos além do peso normal, que, se forem causados pela retenção hídrica, vão embora naturalmente. Uma dica é pedir para o seu médico prescrever um suplemento em cápsulas à base de cálcio, manganês, magnésio e ácido gamalinoleico, substâncias que ficam reduzidas no período pré-menstrual, mas que são poderosas para evitar o inchaço.  

P - E o que eu devo comer para ajudar a desinchar?
R - As vitaminas B1, B5 e B6 (encontradas em grãos integrais, carne vermelha, frutas, legumes e verduras em geral, além de laticínios desnatados) impedem o armazenamento de água no corpo, por isso não podem faltar na dieta. Assim como as proteínas. “As de origem animal (carnes, ovos e derivados do leite) puxam água do interior das células de gordura e jogam na circulação, facilitando a diurese”, fala Samantha. E é bom saber que certos legumes e frutas são especialmente benéficos contra o inchaço por serem abundantes em água: melancia, melão, abacaxi, morango, agrião, alface, erva-doce, pepino, chuchu e berinjela são alguns exemplos.

P - É verdade que sal demais retém líquido?
R - A nutróloga Samantha Enande, de São Paulo, explica que o principal vilão nessa história é o sódio, que deveria ser evitado, mas é consumido em excesso por quase todo mundo, na forma de sal de cozinha e em alimentos industrializados, como molhos prontos, conservas, embutidos e até biscoitos doces. O mineral promove o acúmulo de líquidos nos tecidos e provoca edema. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa não ultrapasse 2,4 gramas de sódio (cerca de 5 gramas de sal) por dia, mas um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) revelou que o brasileiro consome quase o dobro disso: 4,5 gramas de sódio (aproximadamente 10 gramas de sal) diariamente.

P - É verdade que drenagem linfática alivia o inchaço?
R - Sim. “Essa massagem feita com manobras suaves leva o líquido acumulado entre as células (chamado de linfa e composto de água, toxinas e resíduos do metabolismo) até os gânglios linfáticos, espécie de canais por onde vai escoar de volta para a circulação para que seja eliminado pelos órgãos excretores”, descreve a fisioterapeuta Vera Fernandes, do Centro de Bem-Estar Khora, em São Paulo. O resultado é uma limpeza interna e o alívio do inchaço já nas primeiras sessões. A recomendação para quem sofre com a retenção hídrica é adotar a drenagem como um hábito, sobretudo no período pré-menstrual, e fazer até duas aplicações por semana.

P - Chás diuréticos funcionam?

R - Os de carqueja e de cavalinha têm efeito comprovado, mas é bom saber que a maioria dos chás, de preferência quando não adoçados, podem contribuir para a excreção de líquidos – com exceção do chá preto, já que a cafeína tem efeito antidiurético. Mas isso não quer dizer que vale abusar. “O excesso de líquidos pode provocar uma diurese forçada e acabar desidratando o organismo”, alerta Samantha Enande.


P - Tenho a impressão de que vou ficar mais inchada se beber muita água. É isso mesmo?
R - Pode parecer estranho, mas é importante garantir os líquidos apesar do inchaço. “Isso vai estimular a função renal, de fi ltrar os líquidos e substâncias químicas do sangue e lançá-las na circulação, facilitando a eliminação”, explica Pedrinola. Mas o melhor é apostar na água, água-decoco ou suco de fruta diluído. Isotônicos são indicados depois da malhação intensa, pois contêm sódio, assim como os refrigerantes.

P - Quando tomo cerveja faço bastante xixi. Isso desincha?

R - Não se iluda: você vai mesmo sentir vontade de ir ao banheiro depois de um ou dois copos de cerveja, mas é porque precisa eliminar a água da própria bebida, e não o líquido retido no corpo.

P - Malhar ajuda a eliminar água?
R - Ajuda. A contração dos músculos pressiona os gânglios linfáticos (na virilha, axilas, atrás dos joelhos, barriga), auxiliando a eliminação de líquidos. Uma boa opção é o jump, que age como uma drenagem porque os saltos ativam os gânglios linfáticos. O professor de educação física Mauricio Antunes, da Triathon Academia, em São Paulo, destaca também as aulas aquáticas. “A pressão da água ativa a circulação e estimula a diurese”. diz. Ótima escolha para grávidas, vítimas do inchaço.

P - Por que incho no final do dia?
R - Não é uma questão do horário, mas da ação da gravidade. Depois de um dia inteiro em pé ou sentada, os líquidos que deveriam circular via sangue e linfa pelo corpo ficam estacionados nos membros inferiores. É por isso que você percebe as pernas pesadas e os pés apertados dentro do sapato. Quando você se deita, acontece uma redistribuição desses fluidos – tanto é que, quando se levanta na manhã seguinte, vê que o inchaço se foi.

Descubra como se livrar da retenção hídrica



Tire o saleiro da mesa
Assim, você evita abusar do sódio. Experimente substituir o sal por limão e ervas (orégano, manjericão, hortelã...) para acompanhar a salada. Maneire também na ingestão de condimentos (mostarda, ketchup, molhos prontos) e pratos industrializados (como pizza, lasanha, hambúrguer), que contêm o mineral em excesso.

Mexa-se
Se você trabalha muito tempo sentada, levante-se a cada hora e dê uma volta. Na cadeira, suba e desça os calcanhares mantendo a ponta dos pés no chão (como se estivesse malhando panturrilhas) e gire os tornozelos.

Vá para a ginástica
Os exercícios estimulam a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, evitando a formação de edemas.

Faça uma autodrenagem
Com este passo a passo, você mobiliza os líquidos e facilita a excreção. Pode ser após o banho: 1. Sentada, deslize algumas vezes as mãos umedecidas em creme do tornozelo até o joelho. 2. Em pé, repita várias vezes o mesmo movimento do joelho até a virilha, dando atenção especial à parte interna da coxa. 3. Com um braço estendido à frente, escorregue a mão oposta aberta desde o cotovelo até a axila, passando por toda a circunferência do braço. 4. Deslize as mãos (uma sobre a outra) fazendo círculos pequenos em sentido horário em torno do umbigo.
 
  http://boaforma.abril.com.br/comportamento/saude-mulher/engordei-ou-estou-inchada-508145.shtml 

 

15 comentários:

  1. Olha Ju, tô inchada de um jeito, mas de um jeito que está de dar medo (TPM)... Nesses dias, melhor nem subir na balança...
    Adorei o artigo!

    Um abraço de ursa!

    http://alutadeduducha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu estou bem motivada desta vez. E queres saber o que me motivou mais? O apoio que tenho tido aqui na blogosfera. E se esse apoio me ajudou a mim, então eu apoio as outras para que também as ajude a elas. Outra coisa que me motivou foi um pensamento que tive quando comecei a descobrir os blogs de meninas que estão a passar por este processo. O pensamento foi "Se elas conseguem, eu também consigo! Não sou menos que elas!!!".
    Reparei nas metas que fazes com as pulseiras. Se já conseguiste 2 então também consegues as 7!! Força nisso ;)
    Beijo
    Miss xxl

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor. Adoro suas postagens ;***
    www.belaguerreira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ju, quando entro na TPM incho dois quilos e eles só vão embora três dias depois que para a menstruação, é um saco, sempre tenho vontade de quebrar a balança haha'

    ResponderExcluir
  5. Bem legal o texto mesmo, boas dicas, beijo.



    http://belasnafoto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ju, amei essa matéria!!
    Super interessante lermos, para não ficarmos paranóicas
    quando aparecer um número indevido na balança, sendo que
    a gente fez tudo certinho!
    Estou te seguindo, se quiser me fazer uma visitinha, será muito bem vinda!!
    Bjo Gih♥

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a materia amiga, bem explicativa e tirou muitas duvidas minhas, adorei rs! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi JU, muito bacana a matéria. São dúvidas q todas tem e a retenção desanima na hora da pesagem. O jeito é seguir as dicas pra desinchar. Bjks

    ResponderExcluir
  9. Oie voltei...amiga adorei esses esclarecimentos...bjos e vamos em frente

    ResponderExcluir
  10. Adoro seus posts sempre com dicas super legais
    bju

    ResponderExcluir
  11. bem legal o artigo...adorei...bjs
    http://www.comomelhorlogoemagreco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Excelentes informações! Vieram em ótimo momento pois apesar de feito RA direitinho e AF caprichada eliminei menos peso do que na semana passada e estou com a região abdominal inchada e com desconfortos. Preciso fazer alguns ajustes na alimentação.
    Um grade abraço!

    ResponderExcluir
  13. ei!
    adorei as dicas!!!
    bjos e otimo fds!

    ResponderExcluir
  14. Muito legal a matéria, vou começar a fazer a autodrenagem. :) Bom final de semana amiga..bjus!

    ResponderExcluir

Conto com o apoio de vcs!!!