Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Amigas cuidado na escolha do adoçante...o adoçante errado pode causar retenção de líquido e detonar sua dieta.Hj mesmo vou mudar o meu... bjs

Oiii Meninas
Ontem estava visitando uns bloguinhos e li no blog de uma amiga um alerta importante sobre a escolha do adoçante....meninas fiquei boba...
O adoçante que a maioria das pessoas que fazem dieta sem orientação usa é composto por Sacarina sódica!!! Esse adoçante eh uma bomba pq possui sódio demais causando retenção de líquido ao extremo.
Fui correndo olhar o meu adoçante e quando vi quase desmaio...eh composto pela bendita Sacarina sódica....
Eu ja tenho retenção de líquido....quanto mais usando um adoçante assim.
Essa mesma amiga disse que o mais indicado pra quem ta em dieta são os adoçante compostos por  Sucralose... e lendo essa matéria vi que realmente eh esse mesmo...hj mesmo vou lá no mercadinho comprar o meu.

Leiam essa matéria...

Adoçante não é tão simples assim. Qual escolher?
 
Beleza! Você já entendeu que ficar magrela como as moças das capas de revistas, não vai dar! Comer é bom demais!
Mas… Evitar o doce é, além de ótimo para as curvas, uma questão de saúde.
Aí você corre para o adoçante e aí chegam as dúvidas! Eu mesma tenho uma retenção de líquido absurda e estava tomando adoçante que potecializava isso, sem saber! Quase surtei e gritei: Anna Paola você precisa falar sobre isso!
Ainda bem que hoje é dia dela, para tirar nossas dúvidas e facilitar a a vida com dicas simples de nutrição, porque de complicado já basta o trânsito, o relacionamento…
Edulcorantes Artificiais ou simplesmente, Adoçantes
Primeiro vieram os artificiais como a sacarina sódica (em 1876) com sabor residual muito forte. Depois o ciclamato de sódio (em 1950), com gosto um pouco melhor. Bem mais tarde (em 1981), veio o aspartame. Estes eram chamados de “primeira geração de adoçantes”.
Os adoçantes não são menos calóricos que o açúcar de mesa. Pelo contrário, são até 300 vezes mais doce, porém a quantidade utilizada é que é bem menor.
Há que se ter cuidado com os idosos, pois estes não tem paciência de contar o número de gotinhas e normalmente apertam o frasco esguichando o produto. Para eles o mais indicado é o adoçante de sachê.
Abaixo os principais edulcorantes artificiais à venda, a quantidade máxima tolerável por dia e as características de cada um.
ARTIFICIAIS
 
Sacarina sódica – até 5mg/kg do peso corporal/dia
Apresenta um sabor muito doce e metálico. É utilizado mundialmente em diversos produtos na indústria de alimentos, medicamentos (xaropes, pastilhas) e também em cremes dentais e anti-sépticos bucais. Estudos apontam para a desregulação do mecanismo da fome e consequentemente ser um agente pró-obesidade. Não deve ser utilizado por pessoas que fazem controle de pressão arterial em razão do sódio.
Ciclamato de sódio – até 11mg/kg do peso corporal/dia
Edulcorante artificial 30 vezes mais doce que o açúcar. É usado mundialmente há mais 30 anos, não provocando cáries podendo ser também combinado a outros edulcorantes. Também não deve ser utilizado por pessoas que fazem controle de pressão arterial.
Aspartame – até 40mg/kg do peso corporal/dia
Este edulcorante contém fenilalanina, um aminoácido muito comum na dieta de qualquer pessoa. Portadores da doença fenilcetonúria não metabolizam a fenilalanina, devendo evitar o consumo de alimentos que o contenham e de aspartame, devendo ser submetidos a uma dieta rigorosa. A legislação brasileira obriga que os alimentos que contém aspartame tragam no rótulo a advertência em destaque e negrito: CONTÉM FENILALANINA. É desaconselhado o uso de aspartame por crianças, por isso deve ser evitado o consumo de refrigerantes diet por elas.
Acessulfame-K – até 15mg/kg do peso corporal/dia
De 180 a 200 vezes mais doce que a sacarose. A doçura não diminui com o aumento da temperatura, como acontece com outros edulcorantes artificiais. Sendo assim, é ideal para o preparo de receitas que vão ao fogo/forno.
NATURAIS
Steviosídeo – até 5,5mg/kg do peso corporal/dia
Extraído da planta Stévia reubadiana, normalmente é combinado a outros edulcorantes por conter forte sabor residual.
Sucralose – até 15mg/kg do peso corporal/dia
Embora sendo derivada do açúcar, não é absorvida pelo tubo digestivo. É ideal para crianças, gestantes e idosos. É altamente estável em temperaturas elevadas podendo ser usada em produtos esterilizados, UHT, pasteurizados e assados. Não tem nenhum valor calórico nem poder de ganho de peso.
Sugestão: Faça controle da quantidade ingerida diariamente sempre variando os tipos de adoçantes, desta forma estará evitando a saturação e o acúmulo residual de uma determinada substância no organismo.
Se você chegou até aqui também está tão chocada quanto eu! Estava tomando gotas e gostas de um adoçante com Sacarina Sódica e estava ficando super inchada sem saber o motivo. Agora você já sabe: Adoçante não é tão simples assim. 

Anna Paola - Nutricionista

http://depoisdos25.com/adocante-nao-e-tao-simples-assim-qual-escolher/

3 comentários:

  1. Oiii!! eu quase nao uso adoçante, mas assim que chegar em casa vou ver a composiçaõ do meu, por que retenção de líquido nao é nada legal né! bjoo

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, uma vez eu li que o melhor adoçante a ser consumido é o Stevia, pois ele é naural...
    Tenha um ótimo dia..
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Ju quase não uso adoçante mais vou prestar mais atenção!
    estou te seguindo.
    um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir

Conto com o apoio de vcs!!!