Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Saiba como se pesar corretamente e entenda as flutuações de peso


Oiii Divas,
Achei esse artigo muito legal e acho que saber um pouco mais sobre esse assunto é do interesse de todas nós!!! Aconteceu assim mesmo comigo quando ele explica das semanas de dieta... Espero que gostem!!! Bjs


Este artigo vou falar de algo que todos deveriam saber  para evitar qualquer frustração sem motivo durante o processo de emagrecimento. 

As perguntas que vou responder neste artigo são:

- Como se pesar corretamente para se ter uma idéia mais real do peso perdido?
- Por que o peso corporal pode variar tanto de dia pra dia e como isso acontece?

Motivo de alegria e frustração

Não compreender como o corpo retém e libera líquidos pode ser um motivo de alegria e também frustação. 

Você começa uma dieta ou reeducação alimentar na segunda feira e se pesa agora. Na sexta você se pesa de novo e sai pulando de alegria que perdeu bem mais peso do que esperava.

Não é que eu queira acabar com a brincadeira, mas a maior parte deste peso que você perdeu é proveniente de líquidos que foram eliminados durante a semana, principalmente, água. A concentração de água no corpo diminuiu devido à alteração na sua dieta! Vou explicar isso mais abaixo, mas entenda que o peso total que diminuiu na balança não significa que a queima de GORDURA foi grande também.

Agora, você, ainda não sabendo da realidade, ficou super feliz e continuou a dieta por mais uma semana, claro. Aí, no final da outra semana, você viu que também perdeu mais do que esperava, porém, um pouco menos que na semana anterior. Tudo supimpa e você continua… aí na terceira semana vem o choque hehehe… você pode ter perdido muito pouco peso ou até ter ganho um pouco… mas como? por que?

Aí você fica triste, desmotivado(a) e acaba comendo 2 tortas de brigadeiro e 3 batatas pringles pra se consolar. Que final trágico.

Claro, exageros a parte, o ponto é que, não saber sobre este assunto, pode causar falsas impressões e frustrações desnecessárias.

Agora vamos ver, de forma simples, como sempre, qual é a desse mecanismo do corpo! Simbora?!

Concentração de água e variações no peso total

Retenção de água, como você já sabe, pode causar aumento de peso corporal além do normal e isso tem causas clínicas, hormonais e alimentares.

Em outras palavras, as mulheres podem reter água e, portanto, “ganhar peso” durante o período menstrual, devido à ação dos seus amados hormônios. Água pode ser retida também devido a problemas circulatórios, problemas no coração e/ou nos rins. E por último, a concentração de água no corpo pode variar de acordo com sua dieta e a quantidade de sódio (sal) ingerida.

Comidas de má qualidade e com concentração exagerada de sódio são os vilões de sempre: fast-foods, chips, salgados, etc.

Você certamente nota que certos dias você se sente mais magro(a), certo? Não sente aquela sensação de estar estufado(a), etc. Você simplesmente se sente melhor e mais em forma. Isso, muitas vezes, é explicado pela concentração normal de água no corpo!

Agora, por exemplo, depois de ir na churrascaria e de um fim de semana de festa, você pode ganhar quilos e se sentir extremamente estufado(a) por um bom tempo, não é?

Coincidentemente ou não, comidas ricas em sódio são também, geralmente, pobres em nutrientes, pobres em fibras e gordurosas.

Como já disse, esse é o grande motivo, pelo qual, ao corrigir sua dieta, você perde normalmente mais peso corporal no início! O corpo se adapta à nova alimentação e regula como precisa a concentração de água no organismo!

Sugestão geral e super importante: Pode parecer o oposto do que você deveria fazer, porém, água é um dieurético natural e pode ajudar você a perder peso, já que, entre outros benefícios, faz com que você urine mais, que seus rins funcionem melhor e que seu metabolismo aumente!

BEBA ÁGUA!!!! Frequentemente ao longo do dia! Se você quer perder gordura no modo turbo e de forma saudável, beba muita água! O corpo se utiliza de água também no processo de perda de gordura e isso faz uma diferença considerável!

 Como se pesar corretamente

Pese-se não mais do que uma vez na semana e, quando o fizer, certifique-se de ser no mesmo dia, na mesma balança e no mesmo horário.

Desta forma, a gente diminui as chances de nos enganarmos com os resultados e aumentamos a chance de termos uma idéia mais real sobre como está indo nosso processo de perda de gordura.

Ainda assim, peso total, como você deve saber, não é o melhor indicativo de performance na perda de gordura! Uma medição da porcentagem de gordura corporal seria o mais ideal, mas tirar suas medidas com uma fita métrica também ajudam muito a medir e controlar o progresso!

É isso! Menos frustração e mais satisfação!

http://emagrecerdevez.com/saiba-como-se-pesar-corretamente-e-entenda-as-flutuacoes-de-peso

15 comentários:

  1. olá...parabéns pelo blog..estou começando agora na blogosfera..se der dá uma passadinha no meu blog...beijos julie..
    http://emagrecendopordentrocomjulie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a matéria, muito esclarecedora... eu tomo bastante líquido pq amamento, então estou em dia com a ingestão de chás e água!

    um beijo!

    ResponderExcluir
  3. muito bom, eu faço tudo errado. risos
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Matéria confortante né!
    Significa que tenho que continuar e não desanimar por causa que reter liquido sempre fará parte !
    Gostei mesmo! Parabéns pelo post!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Ju, minha linda! Ler isso acalentou meu coração! Acabei de colocar no meu post que tô agoniada com o peso que aumentou... Obrigada por compartilhar! Valeu demais!

    Um abraço de ursa!

    http://alutadeduducha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Jú esse post é otimo, no livro não sei ja viu, mas fala justamente isso, muito bom mesmo esse artigo e vamos que vamos :)

    ResponderExcluir
  7. Amiga, que ótima matériaa! Adoreeeei! Muiiito boa mesmo e super esclarecedora! Obrigada por colocá-la em seu blog!


    Beijos,
    www.segredosdacah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. olá Ju, adorei o post, são dicas valiosas e todas estamos sujeitas as oscilações de peso.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi flor
    eu sei disso
    mas quem disse que consigo ficar sem me pesar
    kkkkkkkkk
    mas o meu dia oficial é no sábado sempre no mesmo horário
    aí que eu tiro a média da semana
    Não adianta a gente quer ver um peso mais baixo na balança
    kkk
    bju
    http://mundorohsa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei a matéria, muito legal... tenho mania de me pesar todos os dias... vou me policiar e tentar melhorar isso, rsrs
    Não podemos desanimar... vamos que vamos!!!! bjks

    ResponderExcluir
  11. Eu já não me peso tanto como antes, mas quando me peso, gosto que seja pela manhã, depois de ir ao banheiro e de roupa, pois quando me pesar na rua estarei vestida, então acho que nua, me engano, já que todos me veem de roupa, mas isso é coisa da minha cabeça!!
    E é sempre bom lermos essas matérias tão esclarecedoras!!
    bjosss

    ResponderExcluir
  12. é amiga só não consigo ficar sem me pesar, todo dia confiro graminhas a mais ou a menos!!! mais valeu a dica pois conhecimento sempre é bem vindo.
    xero...e um bom dia.

    ResponderExcluir
  13. Olá Lindaa!
    Poxa show de bola essa matéria, foi de grande ajuda :)
    Força para nós .
    bjão

    ResponderExcluir
  14. Estava sofrendo muito com isso e lendo este post por indicação da Joicy fiquei bem mais tranquila.
    Obrigada por compartilhar!
    Estarei te seguindo, tem muita informação boa por aqui beijos.

    ResponderExcluir
  15. post muito bom, mas comigo não funciona ainda, mas aos pouco vou treinando, grande beijo.

    ResponderExcluir

Conto com o apoio de vcs!!!