Páginas

domingo, 29 de julho de 2012

Desabafo....10 razões para emagrecer (antes de engravidar)

Oi meninas...

Poxa to aqui pensando quanto falta eu perder pra conseguir finalmente ser mãe...
Me  sinto um pouco triste pois vejo que mesmo se eu continuar fazendo tudo certinho a estrada é muito longaaa... tenho medo de desmotivar.
Além do meu sonho ta um tanto longe e minha idade chegando (29a) ainda tem as cobranças da família todaa de meu marido, que sufoca-me cada vez maiiiis.
Com isso me sinto ansiosa e fico pensando na longa estrada que ainda falta...
Sei que não devo me importar com tantas cobranças mas eh que as vezes eh f... viu?
Não podem me ver que soh falam nisso...afffffffffff
Me dê Paciência com essas cobranças papai do céu...

bom domigo : (
Até amanhã!


Está pensando em ficar grávida? Melhor entrar em forma, então. E não é questão de estética, mas de saúde: alcançar o peso ideal é tão importante quanto tomar vitaminas ou fazer os exames indicados durante os 9 meses

 os bebês de mulheres que engravidaram obesas correm mais risco de sofrer malformações, assim como de se tornarem obesos na vida adulta também. Além disso, elas teriam mais chances de ter diabetes gestacional, hipertensão, pré-eclâmpsia e hemorragia no pós-parto.
 
Confira, a seguir, essas e outras razões para estar de bem com a balança antes de a barriga começar a crescer. 

1. Mais tempo para ficar grávida

A obesidade pode dificultar a concepção. se ambos os parceiros forem obesos (ou seja, Imc acima de 30), eles demoram mais tempo para engravidar, comprova uma pesquisa dinamarquesa realizada com 48 mil casais e publicada na revista Human Reproduction, no ano passado. Em geral, eles têm probabilidade três vezes maior do a de um casal com peso adequado de levar mais de um ano para engravidar, o que os médicos chamam de baixa fertilidade. os casais com sobrepeso (Imc entre 26 e 30) também são afetados: têm uma vez e meia mais possiblidade de ter de esperar por mais tempo. A explicação está no impacto da obesidade sobre os hormônios femininos. Em alguns casos, o excesso de peso pode até mesmo ser conseqüência de algum distúrbio hormonal. os problemas mais comuns são a síndrome dos ovários policísticos e o hipotireoidismo (quando a glândula tireóide não produz hormônio suficiente), que podem até interromper a ovulação. Já nos homens, a obesidade também atrapalha a fertilidade. Ela influencia a produção de testosterona, o que pode afetar a vitalidade dos espermatozóides e também o desejo sexual, segundo um recente estudo escocês.

2. Mães gordas, crianças obesas

Gestantes com excesso de peso têm maior probabilidade de dar à luz bebês com peso acima da média. De acordo com uma pesquisa da universidade de Harvard (EuA), essas crianças também correm mais risco de se tornar obesas na primeira infância. A relação entre o ganho de peso gestacional e o sobrepeso da criança pode ser de origem genética ou comportamental, já que as crianças acabam herdando os hábitos alimentares da família. Além disso, a quantidade de peso ganho na gravidez também pode interferir no ambiente uterino, influenciando o crescimento fetal, o que reforça a tese de que certos tipos de doenças na vida adulta são “programadas” durante a gestação. Ainda que as conclusões sejam baseadas na quantidade de quilos ganhos na gravidez, não há como fugir: o “resultado final” (peso da mãe e do bebê) está diretamente relacionado ao peso da mulher ao engravidar.

3. Quanto engordar

Claro que todas as mulheres têm de prestar atenção aos quilos ganhos durante a gravidez, mas quem já estiver com alguns extras antes mesmo de engravidar vai ter de se controlar mais. Não há consenso entre os obstetras sobre quantos quilos a mulher deve engordar durante a gestação; as tabelas seguidas por eles têm indicações variadas. Alguns recomendam entre 9 e 11 quilos, outros de 11 a 15 quilos. Há ainda outra tabela que estima que o ideal é engordar cerca de 15% do total do peso pré-gestacional. E não é só a quantidade de quilos ganhos que conta, mas a saúde, a idade e os hábitos alimentares da gestante. seja qual for a tabela que o obstetra vai seguir, todas levam em conta o estado nutricional da grávida e seu IMC ao engravidar. O que significa que, quanto mais alto esse índice, menos ela deve engordar.

4. Estou linda?
 
Por maior que seja a satisfação em estar grávida, nem todas as mulheres se sentem bonitas nesse período. uma das coisas que mais interferem no visual é o inchaço (ou edema). No rosto, por exemplo, aumenta o tamanho do nariz. Nos pés, dificulta o uso de sapatos e, nas mãos, o de anéis. os edemas aparecem em 75% das gestantes e são mais freqüentes a partir do quinto mês. Não há como evitá-los totalmente, mas estar em forma, com certeza, facilita!

5. Desconforto à vista
 
O excesso de peso potencializa alguns desconfortos comuns na gravidez, como dificuldade para respirar e andar. Isso porque há um maior esforço cardiovascular para suportar os quilos a mais. o peso do abdômen também causa dores nas costas e nas pernas, aumentando a sensação de cansaço.

6. Parto complicado
 
A média do peso dos bebês de mulheres obesas é maior do que o normal, o que pode aumentar as complicações obstétricas durante o parto e, em conseqüência, a possibilidade de ocorrer uma cesárea. A obesidade também aumenta o risco de morte materna. No Reino Unido, por exemplo, estatísticas recentes mostram que metade das mulheres que faleceram por causa de doenças na gravidez ou parto eram obesas. Segundo o relatório, o risco é entre quatro e cinco vezes maior, tanto para a mãe quanto para a criança. 

7. Recuperação no pós-parto 
 
As mães com sobrepeso ou obesas tendem a ficar mais tempo internadas e requerem mais medicamentos depois do parto. É o que mostra um estudo norte-americano realizado com 13 mil mulheres, publicado este ano no New England Journal of Medicine. Além do maior número de cesárea nesse grupo, outro motivo seriam complicações, como pressão alta, pré-eclâmpsia e diabetes, que também são mais freqüentes nele. 

8. Gravidez de risco
 
Por causa de todos os itens relacionados até agora, grávidas obesas são consideradas pacientes de risco. Isso quer dizer que vão precisar de cuidados especiais como outras mulheres em condições frágeis (com diabetes, hipertensão e idade avançada, só para citar alguns exemplos). É, sem dúvida, preocupação extra para a família e para o obstetra. 

9. Seu corpinho de volta
 
A conta é simples: se a grávida engordou nove quilos na gestação, mas já estava com três quilos acima do peso ideal, vai ter de perder 12 depois de o bebê nascer. Mas se já estava de bem com a balança... Dois (ou três, quatro, etc.) quilos parecem pouco, mas fazem a maior diferença no pós-parto: os últimos quilos são sempre os mais difíceis de perder. Não é o ponteiro da balança que emperra, mas, quanto mais próximo do peso ideal, o corpo queima menos calorias. Nesse caso, é preciso se exercitar mais, o que nem sempre é possível com um recém-nascido em casa! Mais um motivo para se preocupar com a dieta bem antes da gravidez. Além de voltar mais rápido ao peso, se a mulher não estiver muito gordinha ao engravidar, tem ainda menor risco de desenvolver estrias. 

10. A próxima gestação
 
Para quem tem preguiça só de pensar em fazer dieta e ginástica para voltar ao peso que tinha antes da gravidez, é bom saber que existem mais benefícios do que entrar na antiga calça jeans. Estudo sueco com 150 mil mulheres concluiu que aquelas que não conseguem voltar ao peso ideal após a primeira gestação podem sofrer complicações na gravidez seguinte. A pesquisa, baseada no IMC, concluiu que um ganho de um a dois pontos no índice já traz problemas: aumenta de 20% a 40% o risco de diabetes gestacional, de hipertensão ou de ter um bebê com excesso de peso. Entre mulheres que aumentam mais de três pontos, há 60% a mais de risco de parto prematuro.
Já estou grávida... e agora?
Para quem estava gordinha e ficou grávida inesperadamente, os cuidados com a gestação devem ser redobrados. Mas nada de dietas restritivas, que podem comprometer o desenvolvimento do bebê. O mais importante é priorizar a qualidade do cardápio, evitando alimentos ricos em calorias ou pobres em nutrientes. A quantidade de calorias que a gestante tem de consumir diariamente varia de acordo com sua altura, peso, condições de saúde e se pratica atividades físicas regularmente. Por isso, além das orientações do obstetra, vale também contar com outros profissionais, como endocrinologistas, preparadores físicos e nutricionistas. 

Fontes: Abner Lobão Neto, obstetra, coordenador do Serviço de Pré-natal Personalizado da Universidade Federal de São Paulo; Carla Sallet, dermatologista, autora de Grávida e Bela (Editora Senac), entre outros; Cecília Lima, nutricionista; Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein.

12 comentários:

  1. OI JU,TBM ESTOU TE SEGUINDO...

    EMAGRECER NÃO É NADA FÁCIL,MAS A RECOMPENSA VEIRÁ DEPOIS,BELEZA,AUTO-ESTIMA E A MAIOR BENÇÃO:O BB.

    VC JA FEZ EXAMES,PARA SABER SE ESTA TD OK COM VC E MARIDO ???

    EMAGRECER ANTES DE ENGRAVIDAR É A ESCOLHA CERTA,UMA GESTAÇÃO SAUDÁVEL NÃO TEM PREÇO NÉH?

    VAI DAR TD CERTO VIU,DEUS ABENÇOE SEU VENTRE E TE DE FORÇAS COM A R.A

    BJÃO

    ResponderExcluir
  2. Não fique muito preocupada com a cobrança da família... isso sempre vai acontecer. Se concentre no que VOCÊ quer. E seja franca com seu marido, que ele vai entender. Afinal, engravidar gorda, além de todos os perigos e problemas que podem trazer, acabará de vez com sua autoestima (o que não seria nada bom para seu relacionamento, né?).

    Eu tenho 32 anos e estou junto com meu marido, há 4 anos. Casados no papel, há 1 ano. Tds ficam enchendo o saco, mas nós dois queremos esperar mais para ter filhos. Porque queríamos parar de fumar (e já conseguimos) e, emagrecer... estamos ainda na luta. Depois que emagrecer, quero aguardar pelo menos mais 6 meses antes de engravidar. Hoje em dia a medicina está bem preparada para receber mães mais velhas... pretendo ser mãe aos 35 anos. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, sei que não é fácil esperar... a ansiedade bate forte...
    Mais por experiência própria... emagreça antes de engravidar...
    Eu engravidei obesa, e pra mim não foi bom... passei 7 meses de licença... tive pré=eclampsia severa... e ela nasceu prematura com baixo peso...
    Conheço outras meninas que não tiveram problema nenhum... mais vai do organismo né...

    ResponderExcluir
  4. Ju, cobranças são realmente muito chatas, principalmente quando vem de pessoas que não conhecem nossa luta, nossas dificuldades... A sua caminhada pode até ser longa, mas minha amiga, pelo menos vc já começou a caminhar! Uma horá vc cruzará a linha de chegada! Pior seria se ainda estivesse parada! Agora vc está a cada dia diminuindo a distância a ser percorrida! Tenho certeza que num futuro próximo vc estará magrela e com um barrigão de um bebê muito saudável! Força e não desista! Sua hora chegará!

    Um abraço de ursa!

    http://alutadeduducha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. oi linda... se quer realmente engravidar é um percurso q vc vai ter q correr, pq as mudanças no corpo durante a gravidez sao muito grande, vc esta no caminho certo, procurando se informar sobre como eh a maneira mais saudavel, vc como futura mamae ta de parabens!
    www.belaguerreira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que situação, Ju!
    Mas, olha, sua frase do blog já diz tudo, você é guerreira então foca no seu objetivo que você consegue!!!
    Quanto mais protolar, mas longo fica o seu sonho.
    Tenha uma linda semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. oi ju... que bom ler isso... tbm quero emagrcer pelo mesmo objetivo
    beijos e lindo dia

    ResponderExcluir
  8. Emagrecer não é fácil mesmo e as vezes as pessoas a nossa volta acham que nosdão apoio, mas na verdade só cobram e sufocam. Nem é por maldade...
    Acho otima sua ideia de pensar no corpo antes da gravidez, um corpo saudável refletirá uma gestação muito mais saudável tbm.

    Bjs

    http://filhadefrida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Mas isso é muito triste
    mas muito comum
    infelizmente
    eu já passei por cada uma
    Mas isso deve só te impulsionar e não
    te fazer parar
    vamos em frente
    bju

    ResponderExcluir
  10. Pode contar comigo, sempre que possível estarei aqui.
    Ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju,
    Primeira vez no seu cantinho, to adorando. Aos pouco vou lendo e te conhecendo melhor.
    Linda, nao fique triste ou desanimada em pensar no caminho. Ele é longo, mas pode ser agradável ao ponto de vc nem perceber a distancia.
    Seu emagrecimento ta indo num ritmo bom. Vc ta fazendo a coisa certo, chegar ao peso ideal será só uma consequência.
    Eu fui mãe com 32 anos e obesa. Sinceramente nao recomendo a ninguem. Não dá para disfrutar da gravidez, o parto é difícil. Vc tomou a decisão certa em emagrecer antes de engravidar.
    Eu tambem quero emagrecer para engravidar outra vez. Me devo uma gravidez linda e um parto normal.
    Vamos caminha juntas, conversando, assim nem veremos o tempo passar.
    Conte sempre comigo
    Beijos desde Madri

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, olha, fique calma, não se desmotive não, vc está indo muito bem!!! A caminhada pode até parecer longa mas ela chega e de repente pode acontecer mais rápida do que vc imagina e quando perceber já chegou! Quanto a gestação eu sei bem o que se passa só que o engraçado é que nós já temos uma filha, mas o povo acha que somos obrigados a ter mais um, vem com aquela história de que "quem tem só um não tem nenhum" besteira pura. Eu tenho uma filha linda, que amo demais e por enquanto nem marido nem eu queremos outro. "ah mas ela já tem 7 anos, já passou da hora" é sempre essa frase e em todos os cantos que vamos é essa conversa!!! Bem, eu costumo responder sabe, deixar somente eles falarem como se pudessem decidir nossas vidas não é justo, minha psicóloga disse que preciso responder, as pessoas precisam entender que não podem nos obrigar a querer o que elas querem e na hora que elas querem. Existe um tempo pra cada coisa e com certeza seu momento de ser mãe irá chegar e neste momento vc terá consciência do quanto é importante cuidar da saúde, da gestação, do casamento, de si e de tudo mais!!! Super bjs e força sempre!!!

    ResponderExcluir

Conto com o apoio de vcs!!!