Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Fome noturna: o que comer antes de dormir



 Oi amigas...feliz dia do amigo!!!
Adorei essa matéria... durante a noite é o período que sinto maiiiss fome e que consequentemente é o que me mantenho mais focada pra não cair em tentação!!!
 Bjokas


Dormir de estômago vazio não é bom, mas se alimentar demais à noite também não é uma boa ideia. Veja o que comer e o que evitar antes de dormir para não prejudicar seu sono.

Ir para a cama de estômago vazio não é um hábito saudável, já que ficamos por um longo período sem nos alimentar quando estamos dormindo. Segundo a nutricionista Regina Longano (SP), o mais indicado é que se faça uma refeição completa e leve no horário do jantar - entre as 20h e as 20h30 - e que antes de dormir seja ingerida uma porção de fruta in natura.
"Desta maneira, conseguimos manter sob controle os níveis de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, e também os picos de insulina, pois ao permanecemos em intervalos grandes sem nos alimentar esses níveis apresentam-se descompensados", afirma a nutricionista.
Regina explica que com estes dois fatores controlados é possível prevenir as desordens relacionadas à glicemia durante o sono e atingir mais facilmente o que se chama de sono reparador, já que os fatores relacionados ao estresse também são melhor administrados quando não dormimos com fome.

O que comer à noite?
No jantar, faça uma refeição leve na qual sejam encontradas fontes de proteína, lipídeos, carboidratos, fibras e fitoquímicos (vegetais), pois estas combinações garantirão o aporte diversificado de nutrientes.
Uma sopa é sempre bem vinda, mas quem preferir pode sim comer o arroz e feijão de cada dia, sem problemas. Já os lanches devem ser consumidos de forma bastante moderada, porque são fontes de boas calorias e apresentam déficit de nutrientes essenciais.
Antes de dormir, além das frutas, a nutricionista indica também chás naturais e torradas. "As frutas podem ainda ser acompanhadas de cacau em pó, aveia ou cereais integrais. Tais alimentos são precursores de triptofano e fontes de melatonina, substâncias que estão diretamente envolvidas com o sono reparador", garante Regina Longano.

O que evitar antes de dormir?

Para não prejudicar o sono, grandes volumes de alimentos - principalmente os ricos em gordura e em condimentos - devem ser evitados a partir das 22h.
"Esses alimentos gordurosos e condimentados necessitam de maior tempo para serem digeridos. Quando deitamos para dormir nosso metabolismo se altera, retardando um processo digestivo adequado", explica Regina.


12 comentários:

  1. Oi Juuuu, super interessante este post hein... já li tanta coisa mas sobre o que ingerir antes de dormir e os benefícios de cada um ainda não tinha lido. Adorei!!!! Super bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. A janta é sempre complicada mesmo... só passei dos 100 kg porque não conseguia me controlar de noite!
    Mas agora estou numa empreitada também e já consegui perder 11 kg! Aprendi a me controlar o dia inteiro, inclusive de noite!

    Se quiser me visitar, será um prazer!

    http://epifaniacriativa.blogspot.com.br/

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Menina eu precisava tanto ler isso
    não tem idéia
    obrigada
    bju
    http://mundorohsa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Resumindo, a noite ajuda muito consumir, carboidratos de absorção lenta associado a uma proteína.
    Eu normalmente como uma fatia de pão integral com queijo, ou iogurte com aveia. Essas associações me ajudam!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. Olha amiga pode não ser bom possa ser um habito que tenha que adquir não sei estou em fase de aprendizado, mas sinceramente, só consigo comer até as 18hs e depois disso água ou chá e raramente uma fruta no horario das 22hs e olhe lá, grande beijo, fique na paz.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto viu...e o fim de semana chegou...cuidado e juizo ..Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Olha, pra ser sincera, quase toda noite durmo com fome...hahaha. Como coisinhas leves, mas na verdade eu queria voltar aos tempos de comer um prato cheio de arroz branco, carne e feijão. #prontofalei. Mas olha, sempre que como alguma coisa com aveia segura bastante minha boquinha nervosa, viu? hehe. Adorei conhecer seu blog! beijinhos!

    cabenoseudia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii amiga, feliz dia do amigo pra você!
    Nossa, que matéria boa! Eu tava precisando saber sobre isso mesmo!


    Beijos,
    www.segredosdacah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ola, obrigada pelo seu carinho! Pode contar com meu apoio sim!!! estamos juntpos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju...
    Nossa pra mim a noite também é punk... affe... é sempre bom ter dicas e informação...

    adorei a motivação das pulserinhas... posso copiar???

    bom final de semana pra vc também... bjsss

    ResponderExcluir
  11. Ju!!!! Feliz dia do amigo atrasado!!!!
    Obrigada por compartilhar esta informação conosco!
    Tinha muitas dúvidas do que comer a noite... Obrigada mesmo!

    Um fds magricelo pra vc!
    Um abraço de ursa!

    http://alutadeduducha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Grande matéria querida :) infelizmente preenchi 10 totalmente e mais uns 2 com algumas dúvidas :( mas já estou na psicologa e na nutri para tratar isso :)

    ResponderExcluir

Conto com o apoio de vcs!!!